Uma escola técnica com ampla capacidade para formar mão de obra especializada para a indústria naval do estado do Rio. Esta é a expectativa do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, sobre a reforma da escolas Técnica Escola Técnica Henrique Lage e de Ensino Industrial (Esei), localizadas no Barreto, em Niterói. As obras, que custaram R$ 5,6 milhões, viabilizadas em um convênio com a Petrobras, foram entregues ontem pelo governador Sérgio Cabral.
Além das obras das escolas técnicas, também foi reformado o prédio do ensino fundamental da Henrique Lage, que teve de ser interditado após a queda de árvores sobre o telhado em janeiro deste ano. O telhado foi totalmente substituído, as salas rebaixadas com gesso e a pintura e a parte elétrica renovadas.
Com a reforma, as escolas estão prontas para oferecer cursos de nível técnico e básico, a fim de capacitar profissionais para trabalharem no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, começam na ETE Henrique Lage as inscrições para o curso de nível básico de qualificação em soldador, que seguem até o próximo dia 16, sábado, com oferta de 240 vagas. A seleção será feita por sorteio, que acontece no dia 20 de maio, e os interessados devem ter 18 anos e o 7º ano (antiga 6ª série) completos.
Nas novas salas, será oferecida qualificação profissional com duração de um ano para quem já possui curso técnico em edificações, eletrotécnica e construção naval/máquinas navais.
Na área de edificações, o profissional será qualificado em topografia e estruturas metálicas; enquanto que na de construção naval e máquinas navais, a certificação será em solda, pintura e isolamento, montagem e mecânica. No segmento de eletrotécnica e eletrônica, o profissional poderá ter qualificação em instrumentista de sistemas, instrumentista montador e em elétrica.
Já no nível básico, além dos cursos que já eram ministrados pela Esei, serão oferecidas qualificação em soldador (completo – mig-mag, tig, eletrodo revestido), com duração média de cinco meses; e em instalações elétricas e prediais, carpintaria, armador de ferro, pedreiro e pintor, que terminam após 2 meses e meio.
PODE VIR A SER UMA REALIDADE NA PALHOÇA, ONDE O VEREADOR ANDRÉ MACHADO, ESTA EM CONTATO PERMANENTE COM O SENADOR PAULO BAUER, O PROJETO É DE AUTORIA DO VEREADOR ANDRÉ, E PODE VIR A AJUDAR MILHARES DE JOVENS DO MUNICIPIO DE PALHOÇA, E ENTREGAR AOS ESTALEIROS TÉCNICOS FORMADOS E COM UM VASTO CONHECIMENTO NA ÁREA NAVAL...
TÚLIO BEIRINHA... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário