As chuvas que atingem Santa Catarina desde a noite de quinta-feira já afetaram 583.170 pessoas em todo o Estado. De acordo com o relatório divulgado pela Defesa Civil às 18h deste domingo, são 10.994 desalojados, 551 desabrigados e 583.170 afetados, além de 5.407 residências danificadas.´
Dos 18 municípios catarinenses prejudicados pelas chuvas, três já decretaram situação de emergência: Brusque, no Vale do Itajaí, Schroeder, no Norte do Estado, e Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.
Em Santo Amaro da Imperatriz tanto a área rural como a urbana foram prejudicadas, e há casas em área de risco de deslizamento. As fortes chuvas provocaram o transbordamento dos rios Cubatão, Forquilhinha, Pilões, Matias e Fazenda. A cidade registra 35 desalojados e mais de 10 mil afetados.
Na localidade Fazenda Bom Jesus uma ponte foi interditada devido à cheia do rio Forquilhinhas, deixando 25 famílias isoladas.
O município de Brusque também foi bastante atingido pelas chuvas, que provocaram diversos pontos de alagamentos e deslizamentos de terra. Foram danificadas 40 casas, 100 desalojados, 80 desabrigados e 97.000 afetados. No bairro Rainha, uma casa foi soterrada; os cinco moradores passam bem.
Na Grande Florianópolis, em 24 horas, das 8h de sábado até às 8h deste domingo, choveram 113 mm. Em São José, choveu 127mm em 35 horas, precipitação bem acima da média normal para o período.
No município, 277 pessoas estão desalojadas, 163 desabrigadas e mais de 50 mil afetadas. O número de casas danificadas foi de 758, sendo cinco destruídas.
Em Palhoça, as chuvas também provocaram estragos. No município estão desalojadas 78 pessoas, 210 desabrigadas e 85.000 afetadas. Foram danificadas 180 residências.
DonativosNo Vale do Itajaí, o município de Pomerode — onde 16.340 pessoas foram afetadas pelas chuvas — voltou a receber donativos encaminhados pelo Departamento Estadual de Defesa Civil em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira. Foram enviados 600 colchões, 800 kits de higiene pessoal, 460 kits de limpeza, 300 cestas básicas e 400 litros de água potável.
Em Guabiruba, no Médio Vale do Itajaí, estão desalojadas 90 pessoas, 10 estão desabrigadas e 18.500 foram afetadas. O número de casas atingidas chega a 3.000.
Já em Camboriú, Litoral Norte do Estado, as chuvas provocaram diversos pontos de alagamento, que foram agravados pela maré alta. Ficaram desalojadas 102 pessoas.
Rio dos CedrosO município de Rio dos Cedros havia decretado estado de calamidade pública na última sexta-feira.Entretanto, uma vistoria feita na cidade pelo futuro secretário de Defesa Civil Geraldo Althoff, e o gerente de prevenção, major Emerson Neri Emerim, constatou que a situação não é tão grave a ponto de se enquadrar em estado de calamidade pública. Foi recomendando ao município que o decreto seja revisto.
Confira os municípios afetadosAs chuvas afetaram 18 municípios catarinenses: Antonio Carlos, Blumenau, Biguaçu, Brusque, Camboriú, Corupá, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Jaraguá Do Sul, Joinville, Palhoça, Pomerode, Rio Dos Cedros, Santo Amaro Da Imperatriz, São José, São Pedro de Alcantara, Schroeder
Fonte: Diário Catarinense
RCR: REDE CATARINENSE DE RÁDIOS.
TÚLIO BEIRINHA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário