Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ANABOLIZANTES...

Remédios anabolizados(11/01/2006 - 18:24)
Cidades
Medicamentos vendidos em farmácia têm esteróides na composição química. Eles são identificados com tarjas pretas e vermelhas. Especialistas afirmam que uso indevido pode potencializar efeitos colaterais.

Ana Helena Paixão
Da equipe do Correio BRASILIENSE


O veneno dos anabolizantes não está restrito aos produtos de uso animal, que circulam clandestinamente nas ruas do Distrito Federal e do Entorno. Remédios com venda devidamente autorizada pelos órgãos de Saúde e expostos nas prateleiras das farmácias regulares também têm esteróides em sua composição. Especialistas alertam que o uso indevido e a mistura de substâncias, inclusive as legalizadas, potencializam os efeitos colaterais dos anabolizantes e podem resultar na morte prematura de quem busca um corpo perfeito.
O diretor do Conselho Federal de Medicina, José Salvador Sá Júnior, explica que os anabolizantes têm a função de acelerar o metabolismo e melhorar a situação geral do corpo humano. ''Eles compõem diversos medicamentos. Podem até levar a um aumento da massa muscular, mas não foram feitos para isso. O uso indevido agrava muito os efeitos colaterais verificados'', alerta.
Nos últimos dois meses, os integrantes do Conselho Federal de Farmácia têm trabalhado na identificação de todos os remédios com venda autorizada no Brasil que têm anabolizantes em sua composição. Até ontem, cerca de 200 medicamentos estavam identificados. ''São remédios para vários tipos de doença, mas que a moçada procura para aumentar a massa muscular. Todo medicamente cura, mas também é tóxico e até letal se usado indevidamente'', adverte o vice-presidente do Conselho, Edson Taki. ''O mais grave é que muita gente tem tomado anabolizante sem saber.''
Como exemplo, ele lembra o caso da saltadora Maurren Higga Magi, flagrada num exame antidoping antes do Troféu Brasil de Atletismo, em junho de 2003. O teste apontou a presença do Clostebol, um potente esteróide que aumenta a força e a potência muscular - exatamente a primeira substância da lista de anabólicos proibidos pela Wada, a Agência Mundial Antidoping.
''Ela usou uma pomada cicatrizante (Novaderm), depois de uma depilação. Não vem ao caso se sabia ou não que o produto continha esteróides. O fato é que há anabolizantes numa gama de medicamentos e muita gente não sabe'', ressalta Taki. Além da pomada, os esteróides são verificados em remédios com o Androxon, usado no tratamento da disfunção erétil, e o Estandro-P, que controla o ciclo menstrual e distúrbios da menopausa.
Como qualquer produto que contém anabolizantes, esses remédios têm como efeitos colaterais problemas hepáticos, dificuldade para evacuar, diminuição da libido, interrupção da menstruação, plurido e complicações na próstatas que podem resultar em câncer.
''As pessoas têm o direito de saber dos riscos que correm, especialmente por erro de prescrição e de manipulação. Os pais também devem ser alertados. O remédio que o filho toma escondido para aumentar os músculos pode ser fatal'', pondera Taki. De acordo com ele, as informações colhidas no cadastramento dos remédios com substâncias anabolizantes serão transformadas em cartilhas a serem distribuídas em escolas, academias de ginásticas e associações de pais e mestres.
A iniciativa que conta com o apoio da Comissão Nacional de Combate ao Doping, do Ministério do Esporte. ''Já atualizamos a legislação antidoping. Agora vamos intensificar a divulgação das causas e conseqüências do uso de esteróides em atletas e esportistas'', afirma a coordenadora da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento do Ministério, Marili Licassali.
FiscalizaçãoEm todo o mundo, o comércio de anabolizantes sofre controle especial por parte dos órgãos de vigilância sanitária. Os medicamentos que têm esteróides em sua composição são classificados como tarjas pretas ou vermelhas. Assim, só podem ser vendidos sob prescrição médica. O consumidor deve apresentar duas vias da receita do médico - uma delas fica retida na farmácia.
''O consumidor também deve saber se a drogaria tem licença de funcionamento, observar se a embalagem do produto tem todas as informações do fabricante, especialmente o número de série fornecido pela Anvisa'', explica o gerente de Controle e Fiscalização de Medicamentos e Produtos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Augusto Simi.
''Mas sabemos que há erro de prescrição e de administração de vários tipos de medicamentos, inclusive os que contém esteróides. Nesse caso, cabem aos conselhos regionais e federais apurar a atuação dos seus profissionais'', ressalta Simi. Se a empresa tiver licença para vender um produto para gripe e vendê-lo como anabolizante, por exemplo, cabe a Anvisa autuá-la por propaganda irregular. A sanção vai de advertência, multa de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão e até perda do registro do medicamento. ''Por enquanto, trabalhamos nisso. O próximo passo é partir também para a educação, tanto de quem produz e vende quanto de quem compra ou usa medicamentos de forma irregular.''
Venda sob controle
Substâncias anabolizantes com venda controlada pela Anvisa. Todos os medicamentos que contenham substâncias dessa lista são vendidos apenas sob "prescrição médica", com apresentação de receita em duas vias (uma delas fica retida na farmácia).

-Androstanolona
-Bolasterona
-Boldenona
-Cloroxomesterona
-Clostebol
-Deidroclormetiltestos
-Drostanolona
-Estanolona
-Estanozolol
-Etilestrenol
-Fluoximesterona ou Fluoximetiltestostero
-Formebolona
-Mesterolona
-Metandienona
-Metandranona
-Metandriol
-Metenolona
-Metiltestosterona
-Mibolerona
-Nandrolona
-Noretandrolona
-Oxandrolona
-Oximesterona
-Oximetolona
-Prasterona (Deidropiandrosterona - DHEA)
-Somatropina (hormônio do crescimento humano)
-Testosterona
-Trembolona

NENHUMA ACADEMIA PODE VENDER INDISCRIMINADAMENTE OS ANABOLIZANTES...

SITE DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL.


TÚLIO BEIRINHA...

Nenhum comentário: