Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2011

SELAM - SECRETARIA DE ESPORTES, LAZER E ATIVIDADES MOTORAS...

Estádio Municipal Barão de Serra Negra


baro_serra_negraO Estádio Municipal Barão de Serra Negra está localizado no bairro alto, no quadrilátero formado pelas ruas Morais Barros, Silva Jardim, 13 de Maio e Avenida Independência, e faz parte do Conjunto Esportivo Municipal, que hoje comporta o estádio de futebol, com pista de atletismo, piscina, ginásio principal e o mini ginásio.
O Estádio possui capacidade para 26.528 pessoas, mas a Federação Paulista de Futebol atribui carga para 17 mil pessoas, por medida de segurança. O Barão tem vestiários para equipe local, visitante e arbitragem, torres de iluminação para jogos e eventos noturnos. As bilheterias e portarias, em número de seis, estão dispostas nas quadras que delimitam o conjunto.
O Estádio tem 2978 cadeiras cativas, divididas em três setores, assim distribuídas: setor 1 com 1057 cadeiras, setor 2 com 756 e setor 3 com 1165 cadeiras. Na parte superior das cativas ficam a cabines para imprensa escrita, falada e televisada. O estádio conta com placar eletrônico. A iluminação do estádio é feita por holofotes, dispostos em 4 torres, localizadas atrás das arquibancadas e das cativas, no sentido longitudinal do gramado, totalizando 160 mil watts de potência. O campo de futebol tem as dimensões de 101 x 75,30 metros.
A pista de atletismo é de carvão, com 404 metros de contorno, caixas para saltos e áreas para arremessos, projetada para competições da modalidade, inclusive as oficiais.
O estádio conta com Sala de Musculação que atende a necessidade de vários projetos e equipes esportivas.
Além da sala da administração, localizada ao lado da escadaria de acesso às cativas, o estádio cede espaço para funcionamento do setor de eventos comunitários, sala de atividade do Projeto Clarear, ambos da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras. O Barão também abriga as sedes do EC XV de Novembro, Liga Piracicabana de Futebol, Associação Varziana de Futebol, Associação Independente de Futebol Varziano, Associação Piracicabana de Árbitros, alojamento dos atletas do XV, refeitório municipal - hoje cedido para o XV de Novembro - e o Centro Municipal de Fisioterapia Esportiva, inaugurado em 11 de março de 2011.
No estádio são realizados jogos de futebol, válidos pelas competições de entidades locais, em várias categorias, jogos oficiais da Federação Paulista de Futebol, torneios de atletismo, solenidades de abertura de várias competições, encontros e shows artísticos e religiosos.
Desde a sua construção, o Estádio Barão de Serra Negra, sempre foi de responsabilidade da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, embora, atualmente, esteja cedido em comodato, com regime parcial, até fevereiro/2018, ao EC XV de Novembro. Isto quer dizer que a sua administração é conjunta, ou seja, o clube o utiliza para suas práticas esportivas, contudo, pode cedê-lo a terceiros para realização de eventos, mediante prévio entendimento com o poder público. A Selam, por sua vez, pode utilizar ou ceder o equipamento para a realização de eventos, sempre respeitando as atividades do clube.

 

Um pouco da história

A idéia da construção do Estádio Municipal surgiu em 1953. Na época, o prefeito Dr. Samuel de Castro Neves, assinou a lei nº 368, autorizando a desincorporação da classe dos bens de uso comum do povo e transferência para a dos patrimoniais do Município, de uma área medindo 48.767,52 metros quadrados, que constituía a Praça Barão de Serra Negra.
Localizada na parte alta da cidade, a área era demarcada pelo quadrilátero formado pelas Ruas Morais Barros, Silva Jardim, 13 de Maio e Avenida Independência, que anos mais tarde, viria ser o Conjunto Esportivo Municipal.
O projeto visava, não só a construção do Estádio, mas também do Ginásio Municipal, cujas obras foram iniciadas pouco tempo depois, atendendo a necessidade de Piracicaba com mais uma praça de esportes os Jogos Abertos do Interior, evento que sediaria em 1955.
Ainda na administração do Dr. Samuel de Castro Neves, foi criada a Comissão Pró Construção do Estádio Municipal, composta por cinco membros, que teriam a incumbência de elaborar as plantas, efetuar pagamentos diversos, obter donativos, proceder à venda das cadeiras cativas e elaborar estatutos que regeriam seu funcionamento, entre outras atribuições.
Em 1960, na administração do Prefeito Francisco Salgot Castillon, foi publicado a lei 924, autorizando a construção do Estádio Municipal e de três mil cadeiras cativas. As obras foram iniciadas em 1961, com a derrubada das árvores do bosque existente no local.
As obras se arrastaram por quase cinco anos, até que em 04 de setembro de 1965, o Estádio Municipal foi inaugurado, inacabado, pelo Prefeito Luciano Guidotti, diante de um público de 15.674 pessoas que prestigiaram o zero a zero de XV e Palmeiras, válido pelo campeonato paulista da FPF.
Na solenidade de inauguração houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Piracicaba, pelo srs. Luciano Guidotti, Paulo Machado de Carvalho e Lino Morganti, respectivamente. O Estádio Municipal recebeu as bênçãos do Frei Estevam Maria de Piracicaba.
O presidente palmeirense Sr. Delfino Facchina ofereceu uma placa de bronze que está afixada no Barão, com os dizeres: A SE Palmeiras homenageia o dinâmico povo de Piracicaba e a operosidade da sua Prefeitura, na inauguração do Estádio Municipal – 4 de setembro de 1965”.
Encerrando a festividade, houve a tradicional volta inaugural realizada pelo prefeito e sua comitiva.
Alguns dias após esse dia festivo, Luciano Guidotti nomeou o primeiro administrador do Estádio Municipal, cuja confiança recaiu sobre seu irmão, Sr. João Guidotti.
O Estádio Municipal recebeu o nome de “Barão de Serra Negra” dois meses e meio após a inauguração, conforme consta na Lei nº 1365, de 18 de novembro de 1965.
O nome dado ao estádio gerou discussão e comentários a respeito do assunto, principalmente por parte da imprensa radiofônica, durante programas esportivos e transmissões dos jogos do XV, contestando a grafia errada do título de Francisco José da Conceição que foi Barão da Serra Negra e não Barão de Serra Negra.
Porém, o fato de ser grafado com “de” é anterior a esse episódio. Há muitos anos, no mesmo local, já havia uma Praça denominada "Praça Barão de Serra Negra".
Enfim, como não houve correção, certo ou errado, o Estádio continua “Barão de Serra Negra”.

Francisco José da Conceição, o “Barão da Serra Negra”


baro da serra negraNascido em Piracicaba, em 1824, Francisco José da Conceição, filho do português Antônio José da Conceição e de Dona Rita da Conceição, consagrou-se como um ilustre cidadão a quem Piracicaba muito deve pelos serviços prestados.
Homem de elevado caráter, sentimentos nobres, enérgico, franco e expansivo, dedicou-se na sua juventude ao comércio, estabelecendo-se com loja de fazendas, armarinhos, ferragens e outros artigos. Sério, inteligente e dedicado, soube cativar a freguesia, e deu considerável impulso ao seu estabelecimento, conseguindo bons resultados.
Como possuía espírito empreendedor e vocação para os negócios, resolveu expandir suas atividades, dedicando-se a lavoura. Mostrou excelentes qualidades como agricultor e com muito tino administrativo iniciou sua caminhada vitoriosa com amor a profissão, sem medo do trabalho, conseguindo compensações abundantes o que, mais tarde, o tornaria um dos homens mais ricos do estado.
Com o passar do tempo, seu bem estar e independência financeira, além de bom patriota que era, o envolveram com o meio político. Sua dedicação ao Partido Conservador, sua hombridade, despertaram muitos interesses, caindo nas graças do Imperador Dom Pedro II que lhe conferiu o título de “Barão da Serra Negra” , como prêmio àquele que honrou seu brasão, pela sua virtude, dedicação e respeito à monarquia.
Antes de receber o título de Barão, Francisco José da Conceição já ocupava o posto de Coronel da Guarda Nacional, honra muito elevada naqueles tempos.
Firme em seus princípios políticos e sabendo articular campanhas, chegou a chefia do Partido Conservador ganhando a confiança de todos. Com experiência e prestigio dominava a rebeldia dos integrantes mais afoitos, e sob sua orientação o partido foi a grande força na marcha dos negócios públicos.
Francisco José da Conceição, o ilustre Barão da Serra Negra, foi casado com a Sra. Gertrudes Euphrosina da Rocha, filha do Capitão Manoel da Rocha Garcia. Passou o último quarto de sua vida na Fazenda Bom Jardim, em Rio das Pedras, de onde administrava as diversas fazendas que possuía. Faleceu em 2 de outubro de 1900, aos 76 anos e está enterrado, por vontade própria, em jazigo nessa fazenda.

Legislação
§ Lei nº 368 - de 3 de julho de 1953 – autoriza a desincorporação da classe dos bens de uso comum do povo e transferência para a dos patrimoniais do município, da área de terreno que constitui a Praça Barão de Serra Negra.
§ 18 de dezembro de 1958 – publicação Lei nº 732, assinada pelo prefeito Luciano Guidotti, autorizando o município a contrair empréstimo até o montante de CR$ 30 milhões de cruzeiros, para conclusão das obras de construção do Estádio, Teatro e Paço Municipal.
§ 24 de novembro de 1960 – publicação da Lei nº 924, assinada pelo prefeito Francisco Salgot Castillon, autorizando a construção do estádio municipal e alienação de cadeiras cativas.
§ 06 de dezembro de 1960 – publicação do Decreto 374 – regulamenta a Lei 924 que trata das obras da construção do Estádio Municipal.
§ 02 de outubro de 1964 – Portaria 120 - nomeia a comissão para orientação e fiscalização das obras de construção do Estádio Municipal de Esportes.
§ 27 de agosto de 1965 – Decreto nº 513 – dispõe sobre o uso das dependências do Estádio Municipal, preços de sua utilização e dá outras providências.
§ 16 de setembro de 1965 – Portaria nº 141 – nomeia o Sr. João Guidotti para superintender a administração do Estádio Municipal.
§ Lei nº 1365 - de 18 de novembro de 1965 – Denomina o Estádio Municipal.
§ 10 de dezembro de 1965 – Lei nº 1379 – autoriza o livre acesso a Emissoras de Rádio e TV no Estádio Municipal Barão de Serra Negra.
§ 22 de junho de 1967 – Portaria – nomeia comissão para dar parecer sobre as propostas apresentadas à Concorrência Pública nº 34/67.
§ 11 de julho de 1967 – Portaria – nomeia comissão para dar parecer sobre as propostas apresentadas à Concorrência Pública nº 36.
§ 16 de maio de 1984 – Decreto nº 3866 – Permite ao EC XV de Novembro a utilização de espaços para exploração de publicidade e/ou anúncios no Estádio Municipal Barão de Serra Negra, neste município e dá outras providências (revogado pelo decreto 4416).
§ 04 de julho de 1986 – Lei nº 2777 – autoriza a alienação das cadeiras cativas construídas pela Prefeitura nas dependências do Estádio Municipal Barão de Serra Negra e dá outras providências.
§ 09 de janeiro de 1987 – Decreto nº 4416 – permite ao EC XV de Novembro a utilização de espaços externos para exploração de publicidade e/ou anúncios no Estádio Municipal Barão de Serra Negra, neste município e dá outras providências.
§ 10 de agosto de 1987 – Lei nº 2850 – atualiza valores para alienação de cadeiras cativas construídas pela Prefeitura nas dependências do Estádio Municipal Barão de Serra Negra e dá outras providências.
§ 29 de outubro de 1996 – Decreto nº 7384 – permite o uso, a título precário e gratuito, de dependências do Estádio Municipais Barão de Serra Negra, à Associação Varzeana de Futebol, para desenvolvimento de suas atividades e dá outras providências.
§ 06 de maio de 1998 – Lei nº 4445 (comodato de 10 anos) – autoriza o Poder Executivo a conceder direito real de uso parcial, a título gratuito, do Estádio Municipal Barão de Serra Negra ao EC XV de Novembro de Piracicaba e dá outras providências (contrato de concessão em anexo).
§ 15 de fevereiro de 2008 – aditamento do contrato de concessão de direito real de uso parcial, a título gratuito, do Estádio Municipal Barão de Serra Negra, entre a Prefeitura do Município de Piracicaba e o EC XV de Novembro, pelo prazo de 10 anos.



FonteSelam/Acervo Esportivo.
Texto e PesquisaProf. Antonio Carlos Zinsly de Mattos.

PREFEITURA DE PIRACICABA - SP.

SERVE COMO EXEMPLO PARA ALGUNS POLITICOS DE PALHOÇA, ALGUNS SECRETARIOS, E ALGUNS FREQUENTADORES DE ESPAÇOS PÚBLICOS, ONDE PRESERVAR É A PALAVRA.

PESQUISA FEITA NA INTERNET NA PÁGINA DA SELAM DE PIRACICABA EM SÃO PAULO.
POR ACASO PALHOÇA TEM ACERVO ESPORTIVO, TEM ESPAÇO PÚBLICO EM CONDIÇÕES DE PRATICA ESPORTIVA, TEM REPRESENTATIVIDADE A NÍVEL ESTADUAL EM ALGUM ESPORTE FINANCIADO PELA PREFEITURA?
ME APRESENTEM QUAIS ATLETAS RECEBEM VERBAS MUNICIPAIS PARA REPRESENTAR NOSSO MUNICIPIO NOS JOGOS ABERTOS...
O LEMA DA SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER DE PALHOÇA...É O LAZER, POIS O ESPORTE NÃO TEM ONDE SER PRATICADO, GRAVEI UM CD COM FOTOS DE 2010 E 2011, UM PERIODO DE UM ANO,  E VOU LEVÁ-LO AO CONHECIMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, HAJA VISTA A FALTA DE INTERESSE DO MUNICIPIO EM PRESERVAR PATRIMONIO PÚBLICO...VOU NOVAMENTE NA SEXTA NO GINÁSIO VERIFICAR SE FIZERAM ALGUM REPARO, CASO CONTRÁRIO O PROMOTOR VAI RECEBER DE MINHAS MÃOS NA SEGUNDA FEIRA O CD E UMA MANIFESTAÇÃO BEM ESCRITA DESCREVENDO QUANTAS VEZES FOI PEDIDO, CÓPIAS DE E-MAIL ENVIADO A PREFEITURA COM DATAS, QUANTAS PESSOAS PEDIRAM, QUAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SAIU REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO, E O QUE FOI FEITO DE CONCRETO, E PEDIR A ELE QUE A PREFEITURA ENTREGUE O CONTRATO DA ÚLTIMA REFORMA, VEJA O VALOR E O QUE FOI USADO NO GINÁSIO DE ESPORTES CARANGUEJÃO...
E POR ÚLTIMO COBRAR DOS RESPONSÁVEIS TRABALHO...
VOCE DEVERIA FAZER O MESMO...RECLAME DO QUE VOCÊ ACHA ESTAR ERRADO...HOJE TEMOS VÁRIOS JORNAIS, ENVIE SUA FOTO, SUA RECLAMAÇÃO...NOS AJUDE A FAZER O CORRETO...
TÚLIO BEIRINHA...

Nenhum comentário: