Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ...TERRA DE GENTE BOA...

MAIS UMA CIDADE MENOR QUE PALHOÇA E QUE OFERECE MUITO MAIS A SUA GENTE...
OFERECE O QUE TEM DE  MELHOR, E TODOS AJUDAM A CUIDAR DESTA CIDADE QUE CRESCE COM CALMA POIS CRESCE CORRETAMENTE, PARABÉNS AOS AMIGOS DE SANTO AMARO.




Santo Amaro da Imperatriz é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Sua população em 2008 era de 18.266 habitantes. Possui uma área de 352,4 km². Está a uma altitude média de 18 metros. Com uma economiabasicamente da agricultura, o município vem se destacando também no turismo devido ao seu grande manancial natural.



História

colonização de Santo Amaro da Imperatriz está ligada à descoberta da fonte de águas termais, por caçadores, em 1813. O Governo Imperial destacou então um contingente policial para guarda do local, já que a região era habitada por índios hostis. Em 18 de março de 1818, o rei Dom João VI determinou a construção de um hospital – foi a primeira lei de criação de uma estância termal no Brasil. Em outubro de 1845, Santo Amaro da Imperatriz recebeu a visita do casal imperialDom Pedro II e Dona Teresa Cristina Maria de Bourbon, que mandou construir um prédio com quartos e banheiras para os visitantes em busca de alívio para suas dores. Em homenagem à Imperatriz, a localidade, nos arredores da cidade – que se chamava Caldas do Cubatão -, foi rebatizada como Caldas da Imperatriz.
Santo Amaro da Imperatriz com seus 338 km² (quilômetros quadrados) de área territorial, dos quais 72% situados em área de preservação permanente, o Município está situado em posição geográfica privilegiada. Está ligado ao planalto e ao litoral catarinense pela BR-282 e é cortado pelo Rio Cubatão.
O Município oferece muitas opções de lazer, com suas águas termais, atrativos naturais e variadas festividades religiosas e culturais. As belezas naturais oferecidas pela natureza exibem um maravilhoso cenário. As águas termais presentes em Caldas da Imperatriz que brotam a 39º graus centrígrados, foram qualificadas com uma das melhores do Mundo.
As montanhas imponentes da Mata Atlântica, um verdadeiro Santuário Ecológico, as belezas e os mistérios da Serra do Tabuleiro, contribuem para que o Município se torne cada vez mais atraente aos que praticam o Ecoturismo.

Igreja Matriz e, ao fundo, Morro Queimado.
Os esportes radicaisvôo livre,motocrosscanoagem em corredeiras dos rios, etc., estão presentes no calendário de eventos e, já quase firmaram no município, proporcionando, inclusive, em algumas modalidades, campeonatos a nível nacional.
A simplicidade, o espírito trabalhador e o companheirismo dos Santoamarenses contribuem, também, para realçar outra, e talvez a principal, característica do povo do município: à hospitalidade. A hospitalidade realmente é marca registrada do povo Santoamarense, e, muito encantam aos turistas que aqui chegam.
Arraial do Cubatão, foi denominado o arraial que começou a ser formado por famílias que emigraram do litoral e das Freguesias de São José e Enseada de Brito, no princípio do século XVIII, com a finalidade de estabelecer um entreposto comercial com a região serrana. O embrião inicial foi crescendo, pois havia a necessidade de se produzir farinhaaçúcar e outros gêneros alimentícios de natureza agrícola, procurados pelos comerciantes da região serrana. Mais tarde fixaram-se no arraial cerca de 30 famílias de alemães, que se retiraram da Colônia de Teresópolis.
Pelos anos de 1832 a 1839 foi levantada uma Capela em honra a Sant’Ana, no lugar denominado “Morro da Tapema”. Foi nesta Capela que, em outubro de 1845, os Imperadores do Brasil foram festivamente recebidos e onde foi cantado solene “Te Deum”, oficiado pelo Vigário de São José Padre Macário de Alexandria e Souza.
Em 1850, encontrando-se a Capela de Sant’Ana em precárias condições, foi iniciada a construção de uma outra, no mesmo local, que veio a ser a igreja matriz.

Economia

O setor primário é o grande destaque do município, ou seja, é através da agricultura que a economia de Santo Amaro da Imperatriz se desenvolve através, principalmente, do cultivo do milho, do tomate e da batata.
O setor secundário é representado pelas pequenas indústrias de artefatos de cimento, envazadora de água mineralmoveleiras,madeireirasserralheriasesquadrias de madeira e alumínio, além de uma indústria de fibras.
O setor terciário ocupa a segunda colocação na economia com o TurismoComércio e Prestação de Serviço.

Esporte

Santo Amaro é muito bem reconhecido regionalmente pelos seus disputados campeonatos amadores de futebol, alem de seus times terem uma fama de times de raça e realmente dificilimos de serem batidos. O mais famoso dos times é o Cometa,antigo Independente que atualmente ja foi mais de 10 vezes campeao Santo-Amarense de futebol amador, e tem como seu maior rival o Vasquinho do bairro chamado Sul do Rio. Tem outros times, mas com expressoes um pouco menor como o Aguia Negra, Calemba, Varginha, Estrela Azul entre vários outros times que sao muito bem conhecidos regionalmente.
ALÉM DE TUDO ISSO A CIDADE TEM CAMPEONATOS DE FUTEBOL DE SALÃO EM VÁRIAS IDADES, UM GINÁSIO BEM CUIDADO E SEMPRE LOTADO NA OCASIÃO DAS COMPETIÇÕES.
TERRA DE GENTE DO TRABALHO, GENTE BOA E AMIGA, TERRA DE ÁGUAS TERMAIS, DA FESTA DO MILHO E DE UMA DAS MELHORES FESTAS DO DIVINO.


PESQUISA FEITA NA INTERNET - WIKIPÉDIA.

TÚLIO BEIRINHA...



Nenhum comentário: