Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2011

LAGES UMA BELA CIDADE PARA MORAR...

UM POUCO DA MINHA QUERIDA LAGES, UMA DAS MELHORES CIDADES PARA SE VIVER EM SANTA CATATRINA, TERRA DE GENTE BOA, DE AMIGOS, DE ESPORTE, DE FESTAS...


Lages é um município brasileiro da região sul, localizado no estado de Santa Catarina. A cidade possui 156.737 habitantes, conforme o Censo IBGE/2010 e faz parte da mesorregião (política) e região (geográfica) serranas do estado. Lages é o maior município em área do estado e cidade-sede da Região Metropolitana de Lages, além de ser o 8º município mais populoso do estado.



História

Fundada em 1766 pelo bandeirante paulista Antonio Correia Pinto de Macedo, Lages servia inicialmente como estalagem para a rota comercial entre o Rio Grande do Sul eSão Paulo, principalmente na passagem do gado dos campos gaúchos para abastecer os trabalhadores da extração de ouro em Minas Gerais.
Correia Pinto batizou-a assim devido à abundância da pedra laje na região; o nome original era Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajes de Pedra.
Instituída vila pelo governador de São Paulo Luís António de Sousa Botelho Mourão, Lages teve seu território transferido da capitania de São Paulo para a capitania de Santa Catarina, por D. João VI, por alvará de 9 de setembro de 1820.
Durante a Revolução Farroupilha, Lages pertenceu ao Estado do Rio Grande do Sul. Décadas após o fim da revolta, teve seu primeiro paço municipal edificado entre 1898 e 1902. O prefeito na ocasião era Vidal Ramos Júnior, e a prefeitura foi projetada por um desenhista da Diocese de Lages.
Com arquitetura neoclássica romana, tem os detalhes das aberturas em estilo coríntio; todas as estruturas em madeira são de araucária. Quando reformada pelo arq. João Preto de Oliveira, recebeu um pavimento superior.


Economia

A economia lageana é basicamente sustentada pela pecuáriaagricultura (com destaque para a vinicultura), indústria madeireira (com destaque na produção de papel e celulose) e turismo rural. O parque industrial de Lages consiste, em grande parte, de empreendimentos ligados à cadeia produtiva da madeira, como madeireiras, fábricas de grampos, fábricas de portas, soleiras, batentes e congêneres.
Todavia, empresas ligadas ao setor metal-mecânico têm papel importante na geração de emprego e renda do município. Em Lages existem empresas que são sede de multinacionais no ramo de peças de tratores e outros veículos terrestres. Ademais, algumas grandes indústrias têm filiais no município, tais como uma grande cervejaria (Brahma/AmBev), uma exportadora de alimentos à base de frango (Vossko) e empresas de papel e celulose.
Lages também é um centro regional de comércio. A população de muitos municípios vizinhos encontra um ambiente propício para negócios na cidade. No inverno, o comércio é bastante incentivado com o turismo rural e com a Festa Nacional do Pinhão, o segundo maior evento gastronômico e cultural de Santa Catarina (ficando atrás apenas da Oktoberfest de Blumenau).
A economia de Lages sofreu um forte declínio com a redução sistemática da pujança do ciclo da madeira, que teve seu auge até a década de 1950. O município, outrora o maior e mais rico do Estado, teve sua fatia do PIB estadual bastante reduzida. Novos projetos industriais, desenvolvimento regional sustentável e investimentos no município têm contribuido para que a arrecadação volte a crescer.


Educação

Lages é um centro regional de educação, recebendo alunos de vários estados brasileiros. Estas são as instituições de ensino superior na cidade:
  • UDESC/CAV: Lages abriga o campus III da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Centro de Ciências Agro-Veterinárias (CAV), de ensino público e gratuito, e que possui excelência reconhecida nos cursos de graduação em Medicina Veterinária eAgronomia. Atualmente conta também com os cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental. Em se tratando de pós-graduação stricto sensu oferece cursos de mestrado em Ciência Animal, Manejo de Solos e Ciências Agrárias; oferece, ainda, doutorado na área de Manejo de Solos e Ciências Agrárias área de concentração Produção Vegetal.
  • UNIPLAC: a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) oferece um grande espectro de cursos em diversas áreas do conhecimento, tendo recentemente incorporado os cursos de Engenharia CivilBiomedicinaOdontologia e Medicina. Alguns cursos, como o de Direito, são bem referenciados a nível nacional. A universidade também possui alguns campi em cidades vizinhas, promovendo o desenvolvimento não só da cidade, mas também da região.
  • (UNIVESC) é uma universidade que reúne vários cursos de graduação, em um leque bastante abrangente. Recebe alunos de várias cidades circunvizinhas, contribuindo para a profissionalização e melhoria da qualidade de vida da região.
  • (UNIASSELVI) : O Centro Universitário Leonardo da Vinci tem um campus de educação à distância localizado em Lages com vários cursos de Graduação, Graduação-Tecnológica, e Pós-Graduação. www.nead.com.br.


Esportes

Na área esportiva, Lages é a cidade-sede do Lages e do Internacional de Lages.
No esporte, Lages descobriu Joana Viana Garcia, tetracampeã brasileira de Xadrez (1996,1997,2000 e 2004). Representou o Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez, em Cannes (1997) em companhia de outra enxadrista lageana, Kelly Heidrich Heinzen. Joana nasceu em 22 de agosto de 1987 (em Lages) e conquistou seu primeiro título estadual (de Santa Catarina) em 1995, aos 7 anos de idade. No ano de 2010, Joana sagrou-se campeã por equipes dos Jogos Abertos de Santa Catarina, representando Rio do Sul e foi medalha de ouro no tabuleiro 01. Kelly Heidrich Heinzen nasceu em 6 de dezembro de 1984 (em Lages) e foi hexacampeã estadual, entre 1996 e 2001. Foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro para jogadoras até 14 anos em 1997 e conquistou o direito de representar o Brasil no Mundial, em Cannes-França.
Ainda na modalidade de Xadrez, Alfeu Junior Varela Bueno, nascido em 18 de fevereiro de 1987, é o primeiro lageano a conquistar uma titulação definitiva pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez), como MF - Mestre FIDE. Foi três vezes vice-campeão Brasileiro Universitário e Campeão Brasileiro Juvenil em 2007.
A equipe de xadrez de Lages tem como treinador Marco Aurélio Zaror Cordeiro, tricampeão estadual absoluto de xadrez (1993,1994 e 2002).
O Xadrez Lageano é mantido pela Prefeitura de Lages e pela Fundação Municipal de Esportes, que desenvolve o projeto nas categorias de base e nos bairros da cidade.
Fontes: CBDU - Confederação Brasileira de Desporto Universitário (www.cbdu.org.br) CBX - Confederação Brasileira de Xadrez (www.cbx.org.br) FCX - Federação Catarinense de Xadrez (www.fcx.org.br) FESPORTE (www.fesporte.sc.gov.br) Fundação Municipal de Esportes de Lages-SC.
SEM FALAR QUE LAGES É UM BERÇO NATURAL DE BONS JOGADORES DE FUTSAL, DE BASQUETE, DE VOLEIBOL, DE TIRO, DE TÊNIS DE MESA, E OUTROS ESPORTES, PORQUE A PREFEITURA INVESTE NOS ATLETAS DA CIDADE, LÁ NADA FICA NO PAPEL...
OBSERVAÇÃO: LAGES TEM NO MINIMO UNS CINCO GINÁSIOS DE ESPORTES EM CONDIÇÕES DE USO NA CIDADE, POR ISSO LAGES TEM REPRESENTATIVIDADE NOS JOGOS ABERTOS...

PESQUISA FEITA NA INTERNET - WIKIPÉDIA - A ENCICLOPÉDIA LIVRE...
E DEPOIS DIZEM QUE PALHOÇA É A CIDADE QUE MAIS CRESCE, CRESCE PARA ONDE...

TÚLIO BEIRINHA...

Nenhum comentário: