Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O GUARANI ANTIGO...O NOSSO GUARANI...




                       INAUGURAÇÃO DO CAMPO NOVO NO CENTRO DE PALHOÇA

                                                                FUNDADORES

ESTE É O NOSSO GUARANI, O FALECIDO COM ALGUNS GOSTAM DE CHAMAR, PARA MIM TAMBÉM, POIS FALECEU EM 2000, UMA PENA...FAZER O QUE...



1928 - Em 15 de fevereiro de 1928, um grupo de rapazes reunidos no Clube sete de Setembro, em Palhoça - SC, resolveram fundar um time de futebol, ao qual deram o nome de Guarani Futebol Clube. O nome foi uma homenagem aos índios da região. Os fundadores foram Augusto Haeming, Ivo Zacchi, João Otávio Pamplona, Jacob Santana Silveira, José Knabben, Nilo Dias e Silvio Zacchi.

1931 - Até o final desse ano, o time não possuía campo e jogava suas partidas no terreno onde hoje funciona a Escola Básica Wenceslau Bueno.

1932 - O Sr. Juliano Lucchi doou um terreno para o time na localidade conhecida como Patural, onde foi construído o estádio próprio. Também foi organizada a primeira diretoria, tendo como presidente o Sr. Alécio Zacchi.

1936 - O Guarani paralisou suas atividades.

1937 - O Sr. Candinho Carioca fundou o América FC, que passou a utilizar o campo e a sede social pertencentes ao Guarani. Em 1939 o Sr. Candinho voltou para o Rio de Janeiro.

1940 - O Guarani FC foi reativado. 1942/43 - Pausa das atividades por um período de dois anos.

1944 - Tendo como presidente o Sr. João Otávio Pamplona, o Guarani retorna novamente às suas atividades.

1953 - Elaboração do primeiro estatuto do clube durante a presidência do Sr. João Otávio Pamplona. O mesmo estatuto viria a ser atualizado e revisado por mais quatro vezes: em 1977 na presidência do Sr. Nazarildo Tancredo Knabben, em 1992 na gestão do Sr. Waldir Wagner Filho, em 1996 durante a presidência do Sr. Rudnei Frizzo Martins e em 2002 na presidência do Sr. Moisés Maurilo Mazzola.

1966 - Em homenagem ao homem que mais vezes foi presidente do Guarani FC, o estádio foi batizado com o nome de João Otávio Pamplona.

1967 - Os Senhores Plácido Zacchi e o Sr. Lino Weiss tiveram a primeira audiência para a construção do novo estádio que viria a ser chamado de Renato Silveira, que era filho do então Governador do Estado de Santa Catarina, atleta do clube e que mais tarde viria a tornar-se presidente.

1971 - O estádio João Otávio Pamplona esteve em atividade até o final do ano quando foi trocado por um terreno perto da Praça Sete de Setembro com a Prefeitura Municipal. O novo campo foi construído pelo então Governador de Santa Catarina Sr. Ivo Silveira, que é natural de Palhoça.

1972 - Inauguração do campo do Estádio Renato Silveira com uma partida entre o Guarani FC e Saldanha da Gama. O presidente na época era o Sr. Francisco de Assis Tancredo.

1978 - O Guarani começa a participar dos campeonatos municipais de Palhoça, conquistando os títulos de 1978, 1985, 1986, 1994, 1995, 1998 e 1999.

1996 - Na gestão do Sr. Rudnei Frizzo Martins, através do empenho do então Vereador e ex-presidente Edson Ari Bernardo foi conseguida a tão sonhada iluminação do campo, permitindo a realização de jogos noturnos. A primeira partida realizada à noite foi entre as equipes do Guarani FC e Atlântico da Barra do Arirú, partida válida pelo Campeonato Municipal de Palhoça.

PESQUISA FEITA NO SITE DO GUARANI FUTEBOL CLUBE...UMA HISTÓRIA MUITO BONITA, JÁ NOS DIAS DE HOJE FALAR O QUE DO GUARANI...UM TIME SEM MEMÓRIA, ONDE OS EX-ATLETAS NÃO SÃO RESPEITADOS, NÃO SÃO LEMBRADOS, ONDE NÃO EXISTE UM TIME DE VETERANOS EX-ATLETAS, ONDE OS SÓCIOS SUMIRAM, DIZER O QUE.........LEMBRAR O QUE....FICAR FELIZ COM O QUE....



TÚLIO BEIRINHA...

Nenhum comentário: