Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

AMÉRICA DO RIO DE JANEIRO...


» O America Football Club foi fundado em 18 de setembro de 1904 à Rua Praia Formosa, no. 83 (atualmente se chama Rua Pedro Alves) no Cais do Porto na residencia de Alfredo Mohrsted, participaram da reunião Alberto Koltzbucher, Alfredo Guilherme Koehler, Alfredo Mohrsted, Gustavo Bruno Mohrsted, Henrique Mohrsted, Jayme Faria Machado e Oswaldo Mohrsted

»  Em 1905 America, Bangu, Botafogo, EC Petropolis, Fluminense e FutebolAtletico Clube fundam a Liga de Football do Rio de Janeiro, a primeira federação de futebol carioca. Convidaram ainda o Payssandu e o Rio Cricket. Neste mesmo ano o America realiza sua primeira partida oficial, sendo o placar America 1 x 6 Bangu.

»  Em 1907, João Evangelista Belfort Duarte entrou no America. Apaixonadopelo clube, ele tinha o sonho de criar em cada capital, estado ou cidade um clube com o nome America.
»  No ano de 1908 America, Botafogo, Fluminense, Paissandu e Rio Cricket fundam uma nova federação, a Liga Metropolitana de Sports Athleticos. Neste mesmo ano o America adota a cor vermelho em seus uniformes por inspiração da cor das camisas do Mackenzie College de São Paulo com as iniciais AFC.

»  1909 - O America disputa sua primeira partida interestadual, America 1 x 6 SC Internacional/SP
» 1911 - Ano da fusão com o Haddock Lobo  o America passou a disputarsuas partidas na Rua Campos Salles, 118. O clube permaneceu com o nome e com suas cores. Tambem neste ano o America tornou-se o primeiro clube carioca arealizar uma partida em Belo Horizonte/MG: America 1 x 0 Yale.
» Em 1913 o America inaugurou o campo do Andaraí - clube que veio ser incorporado pelo America 50 anos depois, America 6 x 1 Andarai.

» Um fato que marcou o futebol no Brasil ocorreu em 1914: Carlos Alberto da Fonseca - que era mulato e jogou no clube - entrou em campo disfarçando a pele com "pó de arroz" - daí a expressão po de arroz do clube. Por conicidência, a data era a mesma em que se comemorava a abolição dos escravos no Brasil, 13 de maio. Ainda em 1914, o America se tornou o primeiro clube a disputar uma partida noturna.

» Em 1929 o America excursionou a Argentina, tornando-se , o primeiro clube do estado a jogar no exterior. Neste mesmo ano o America aplicou uma goleada historica no Botafogo: 11 x 2.
» Em 1938 0 America e o Vasco disputaram o Trofeu Classico da Paz, o resultado foi America 2 x 1 - o curioso é que o Vasco solicitou o empréstimo do Trofeu, mas nunca devolveu.
» 1959 - O América ganha o titulo de Fita Azul, concedido pela CBD, ao clube que permanecesse invicto por mais de dez jogos invictos no exterior (O America ficou 17 jogos)
» Neste mesmo ano morre o socio numero 1 do clube, Alfredo Guilherme Koehler.
» Em 1978 o America faz fusão com a AA Filhos de Iguaçu, incorporando o mesmo.

» O nome recordista de clones no Brasil fica por conta do América. O "culpado" é Belfort Duarte que virou Trofeu no dia em que colocou a mão na Bola dentro da área e vendo que o juiz não tinha percebido, se acusou dizendo que foi pênalti. O premio foi instituido a todo jogador que passasse pelo menos 10 anos sem ser expulso.

Primeiro titulo - O Campeonato Estadual de 1913

AMERICA  9x1 Americano; 3x0 Bangu; 5x0 Mangueira; 7x1 e 1x0 São Cristovão; 3x1 e 5x4 Fluminense; 1x0 e 2x1 Rio Cricket; 0x2 e 0x1 Botafogo; 3x0 e 0xWO Paysandu; 1x0 e 0x1 Flamengo; - Terminou a competição com 24 pontos, 02 a mais que Botafogo e Flamengo. Ojeda foi o artilheiro do clube com 09 gols, seguido por Juquinha com 07.

Veja também: 100 anos de América x Fluminense
 
MaqueteEstadio Giulite Coutinho (maquete)
Situado em Edson Pastos, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Teve capacidade para 6.100 torcedores na fase I de implantação, o estadio Giulite Coutinho, prevê a ampliação para até 32.000 pagantes. Foi inaugurado em 2000 em jogo contra um Combinado Carioca com a vitoria do America por 3 x 1. Sorato foi o autor do primeiro gol do Estadio. Atualmente comporta 16.000 torcedores.

Fonte das Informações: www.campeoesdofutebol.com.br

TÚLIO BEIRINHA...

Nenhum comentário: